• Karla Kratschmer

Filmes para quem ama psicologia

Atualizado: 11 de Fev de 2019



1 - Asas da Liberdade (Birdy) – 1984

Birdy (Matthew Modine) acredita ser um pássaro. Ele é mantido num hospital onde recebe visitas de seu amigo Al (Nicolas Cage), que se esforça para trazer Birdy de volta à realidade.

2 - A Pele que Habito (La Piel que Habito) - 2011

Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico que após perder a mulher em um acidente, estuda a criação de uma pele resistente ao fogo. Ele vive com a filha Norma (Bianca Suárez), que sofre por problemas psicológicos causados pela morte da mãe.

Na busca pela pele perfeita, Roberto encontra uma cobaia.


3 - Beleza Oculta (Collateral Beauty) – 2017

Após a morte de uma pessoa muito querida, Howard (Will Smith) entra em depressão e passa a enviar cartas para a Morte, o Tempo e o Amor. Então a Morte (Helen Mirren), o Tempo (Jacob Latimore) e o Amor (Keira Knightley) decidem responder.


4 - Beleza Americana (American Beauty) – 2000

Lester Burham (Kevin Spacey), um pacato pai de família, lida com um relacionamento que não vai bem, e com uma filha adolescente. Sem motivação para o trabalho ou para a vida, ao conhecer uma amiga de sua filha, Lester encanta-se por sua beleza e começa a agir de maneiras inesperadas.


5 - Cisne Negro (Black Swan) – 2011

A primeira bailarina de uma companhia está para se aposentar, e o papel fica com Nina (Natalie Portman), que buscando cada vez mais a perfeição para o maior desafio de sua carreira - interpretar o Cisne Negro - passa a enxergar em suas colegas, uma concorrência desleal, com foco especial em Lilly (Mila Kunis).


6 - Divertida Mente (Inside Out) – Animação de 2015

Os pais de Riley decidem mudar de cidade, e ela precisará enfrentar várias mudanças. Enquanto isso, a Alegria - uma das emoções que convivem em seu cérebro - faz de tudo para que a vida da garotinha de 11 anos seja sempre feliz. Só que algo inesperado acontece e a Alegria é impedida de continuar fazendo o seu trabalho.


7 - Entre os Muros da Escola (Entre les murs) – 2009

François Marin (François Bégaudeau) leciona em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris, onde busca estimular e fazer com que os seus alunos aprendam. Mas a tarefa não será nada fácil.


8 - Freud Além da Alma (Freud - The Secret Passion) – 1963

Enquanto a grande maioria de seus colegas se recusa a tratar a histeria, acreditando tratar-se de fingimento, Sigmund Freud (Montgomery Clift) faz avanços usando a hipnose.


9 - Hannibal A Origem do Mal (Hannibal Rising) – 2007

Leste da Europa, pouco após o fim da 2ª Guerra Mundial. Hannibal Lecter (Gaspard Ulliel) assiste de perto a morte violenta de sua família, e cresce em um orfanato que fica na antiga casa em que morava com os pais e a irmã.

Lecter parte para Paris na tentativa de encontrar seu tio, e é recebido pela Sra. Murasaki Shikibu (Gong Li), viúva de seu tio. Na cidade, Lecter decide estudar medicina e busca aumentar suas habilidades para poder fazer justiça contra os criminosos de guerra.


10 - Hannibal Dragão Vermelho (Red Dragon) – 2002

Will Graham (Edward Norton) é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) enquanto tentava capturá-lo. Com Lecter já preso, Graham precisa se encontrar com ele para obter maiores informações sobre Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes), um serial killer.


11 - Hannibal O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) – 1991

A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) está em busca de um serial killer e sua última vitima que pode ainda estar viva. Para entender como ele pensa, ela irá precisar se encontrar com Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), preso sob a acusação de canibalismo.


12 - Hannibal (Hannibal) – 2001

Anos se passaram desde que o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) escapou da prisão. Ele agora trabalha e vive em Florença. A agente do FBI Clarice Sterling (Julianne Moore), nunca esqueceu Hannibal, assim como Mason Verger (Gary Oldman) também não se esqueceu daquele que desfigurou o seu rosto. Querendo fazer com que Dr. Lecter seja descoberto, Mason usará Clarice Sterling como isca.


13 - Ilha do Medo (Shutter Island) – 2017

Enquanto investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) lida com a resistência dos médicos em fornecer documentos que ajudem na investigação, e descobre que os médicos realizam experiências radicais envolvendo métodos ilegais e antiéticos.


14 - K-Pax - O Caminho da Luz (K-PAX) – 2001

Prot (Kevin Spacey), um homem misterioso, diz ter vindo de um planeta chamado K-Pax. Ele é internado em um hospital psiquiátrico onde conhece Mark Powell (Jeff Bridges), um psiquiatra disposto a provar que ele na verdade sofre de um grave distúrbio de personalidade. Mas as descrições de Prot sobre como é a vida em seu planeta deixa em dúvida não apenas os pacientes, mas também os funcionários do hospital e o próprio psiquiatra.


15 - Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) – 1972

Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de jovens delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar como cobaia de um programa que visa refrear os impulsos agressivos e destrutivos, e isso pode vir a reduzir o seu tempo na cadeia.


16 - Millennium - Os Homens que não amavam as mulheres (The Girl With The Dragon Tattoo) – 2012

Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, quando tinha 16 anos de idade, em uma ilha no norte da Suécia. Seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer), que nunca desistiu de encontrá-la, contrata Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium, e ele precisará da ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular.


17 - Nise – O coração da loucura – 2016

O filme retrata um período da vida da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (Gloria Pires), que quando volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro fica horrorizada com o tratamento desumano que é dado aos internos que sofrem de esquizofrenia - fazendo uso de eletrochoque e lobotomia - e propõe uma nova forma de tratamento. Os demais médicos discordam do seu meio de tratamento e a isolam, colocando-a para assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde ela dá início a uma nova forma de lidar e tratar os pacientes (a quem Nise chamava de clientes), através do acolhimento, da observação, e da arte.


18 - O Aviador (The Aviator) - 2005

O filme retrata um período da vida de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), uma das figuras mais interessantes do século XX. Um bilionário empreendedor, apaixonado pela aviação, que sofria com TOC e transtornos que o levaram ao isolamento.


19 - Patch Adams - O Amor é Contagioso (Patch Adams) - 1998

O filme combina o humor com a história inspiradora do médico Hunter Adams (Robin Williams), que considera o olhar, o acolhimento e o humor, como parte essencial de um tratamento.


20 - Psicose (Psycho) – 1960

Durante uma fuga, uma mulher vai parar em um velho hotel de estrada que é administrado por Norman Bates (Anthony Perkins). Norman mora com sua mãe no casarão atrás do hotel, e os dois têm uma relação muito estranha. Sem desconfiar do perigo que corre, a moça decide passar a noite no local.


21 - Seven - Os Sete Crimes Capitais (Seven) – 1995

Dois policiais, David Mills (Brad Pitt) e William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados da investigação de um serial killer que mata utilizando como base os sete pecados capitais.


22 - Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper) – 2009

Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que sua filha, ainda bebê, tem leucemia e pouco tempo de vida. O casal resolve então engravidar para ter um doador compatível.

O problema se dá quando a filha - e também doadora - completa 11 anos, e cansada dos procedimentos médicos entra na justiça pedindo emancipação.


23 - Uma lição de amor (I Am Sam) – 2002

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que luta na justiça para ter de volta a guarda de sua filha Lucy (Dakota Fanning), que foi tirada dele ao completar sete anos de idade.


Karla Kratschmer | Psicóloga – CRP 06/121815

Copyright © Karla Kratschmer. Todos os direitos reservados.

TIPO DE ATENDIMENTO:

Atendimento para pessoas a partir dos dezoito anos de idade; na modalidade  presencial e on-line.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda à sexta  das 8h às 18:30.

Rua Verbo Divino, 2001

Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - 04719-002

ENDEREÇO:

FORMAS DE PAGAMENTO:

Crédito e Débito para o atendimento presencial e transferência/depósito para o atendimento on-line.

BANDEIRAS ACEITAS:

Copyright © Karla Kratschmer. Todos os direitos reservados.

Site criado e otimizado por Karla Kratschmer.

Última atualização e otimização: julho de 2020.